Artesanato fará parte da Rota Turística de Morro Redondo

O SEBRAE em parceria com a Prefeitura de Morro Redondo e a Câmara de Vereadores esta dando sequência ao projeto de Rota Turística do município, desta vez foi realizado uma palestra no Centro de Eventos, voltada para as mulheres que trabalham com o artesanato. Na ocasião a Consultora do SEBRAE Rosane Shuller abordou o tema Entendendo o Artesanato.

A palestrante comentou que o SEBRAE quer contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor artesanal como estratégia de promoção cultural, econômica e social. Rosane citou que os objetivos são aumentar as oportunidades de ocupação, renda e de participação do artesanato, promovendo o acesso a tecnologias adequadas a melhoria da capacidade de produção utilizando a inovação como um dos fatores de diferenciação do produto artesanal.

Também presente ao evento a Coordenadora do SEBRAE do Projeto de Turismo Rural na Costa Doce e Pampa Gaúcho que inclui Morro Redondo, Jussara Cruz Argoud falou da importância de agregar o artesanato junto a rota turística do município, pois será a oportunidade de os visitantes levarem de lembrança algo que identifique que era de Morro Redondo. Para isto estamos oportunizando qualificação e assessoria para as artesãs do município, até o final do ano teremos ainda uma oficina de criação e coleção de artesanato que contará com 32 horas aula durante quatro dias no mês de julho que terá um acompanhamento de uma consultora em design que avaliará os produtos que possuem ou não mercado e que melhorias deverão ser feitas para que as mesmas tenham um produto de qualidade. Depois será feito uma oficina de formação de preço do artesanato e por fim um curso de comercialização do artesanato.

Para Jussara Morro Redondo incluindo o artesanato junto ao turismo terá que criar uma identidade própria do artesanato que todo ele seja identificado com uma característica do produto em mais evidência no município o pêssego, ou seja, possuir a sua identidade. O artesanato será vendido em todos os pontos que irão fazer parte do roteiro turístico de Morro Redondo, para isto fica o convite para que todas as pessoas que fazem artesanato (tricô, crochê, pintura em telhas, caixinhas, em tecido, almofada, bordado, fibra de bananeira e palha de milho, entre outros), para que participem e procurem o apoio do SEBRAE. A coordenadora nos adiantou que no município dos 15 empreendimentos que deverão fazer parte da rota turística, destes quatro pontos já deverão ser inaugurado oficialmente até o final do ano em Morro Redondo, o sitio do Professor Cilon, Vinhos Nardelo, Doces Celoc e o Café da Dona Jurema que deverão já receber visitantes que irão conhecer um pouco da riqueza de Morro Redondo, já os demais deverão ser inaugurados até o final do próximo ano.

Fotos e Texto: Jornalista Diones Forlan