Dia do desafio foi realizado em Morro Redondo

No dia 2 de junho foi realizado no prédio do Centro de Eventos de Morro Redondo em parceria com o SEBRAE e a Prefeitura Municipal o curso sobre Gestão Ambiental nas Propriedades Rurais ministrado pelo consultor Sergio Silva da Silva e que contou com participantes do projeto do Roteiro Turístico de Morro Redondo.

Durante o curso Sergio falou que os empreendedores precisam saber qual é o seu negócio, o que será oferecido para os visitantes no local, para qual público. Grande parte dos participantes falou que os seus negócios visam oferecer um ambiente natural, que seja de lazer para as famílias.

Conforme Sergio, todos precisam definir um público especifico seja para crianças, adolescentes, pessoas da terceira idade. O que pode ser feito segundo Sergio é realizar experiências com alguns grupos entre eles de escolas, entidades religiosas ou com funcionários de empresas para avaliarem como está o seu empreendimento primeiramente. Sergio apontou que cada segmento de negócio precisa se planejar para os principais riscos, que podem ser financeiros ou oriundos de acidentes. Como forma de prevenção o administrador do estabelecimento deve ter em mãos um kit de primeiros socorros e também uma agenda com principais contatos de emergência como de ambulância, hospital, brigada militar entre outros. Outro meio de garantir a segurança de todos no ambiente é planejar a gestão de perdas com instalação de câmeras de segurança que irão identificar caso necessário aponte brigas entre pessoas e agressões ao meio ambiente.

Coordenadora do SEBRAE Jussara Cruz Argoud citou que novos encontros serão realizados na sequência do projeto da Rota Turística no dia 7 de julho abordando a gestão ambiental e a eficiência do processo produtivo na propriedade rural e no dia 4 de agosto a gestão ambiental na propriedade rural e os ganhos mercadológicos. Texto e foto do Diones Forlan.

Fotos e Texto: Jornalista Diones Forlan