headerphoto

Notícias


Curso de Operação e Manutenção de Motosserra foi realizado


Foi realizado no município de Morro Redondo, o curso de Operação e Manutenção de Motosserra entre os dias 28 a 31 de agosto através de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural municipal, SENAR e Sindicato Rural de Pelotas. O curso foi ministrado por José Anilton Hennig de Santa Cruz do Sul, tendo carga horária de 32 horas e que contou com quatro participantes.

José abordou durante o curso os componentes básicos de uma motosserra, legislação e operação de motosserra, regras de segurança na operação de motosserra, equipamento de proteção individual, motor 2 tempos, Lubrificação de motores 2 tempos, abastecimento da motosserra, modelos de motosserras e classificação, conjunto de corte, lubrificação da corrente, amaciamento da corrente, troca da corrente, sabre e pinhão, afiação, profundidade de corte, como colocar a motosserra em funcionamento, tecnologia de corte de árvores, derrubada em uma etapa, derrubada com fisga, com alavanca, derrubada com cunhas, derrubada de árvore inclinada na direção contrária da queda, derrubada de árvore inclinada na direção de queda desejada, derrubada de árvore com tronco de diâmetro duas vezes maior que o sabre. E por fim o desgalha mento, traça mento e manutenção.

O instrutor destaca que no trabalho florestal trabalha-se geralmente com máquinas leves, potentes e de alta rotação, tornando assim o equipamento de alto risco, sendo necessários programas de treinamentos, o uso de máquinas em bom estado de conservação e a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs). Um dos itens citados de importância é o uso da calça de segurança para operadores de motosserras na sua maioria, que tem proteção com oito camadas de nylon resistente ao corte, desde a cintura e em torno de toda a perna, proporcionando total segurança ao operador. A calça de proteção anti-corte é sinônimo de segurança, pois esta calça acaba travando a motosserra em momento de descuido. O tecido ao entrar em contato com a lâmina embola, antes de a motosserra atingir a perna do operador, evitando assim acidentes ou até mutilações, explicou José. Confira outros itens essenciais para a sua proteção o capacete florestal, botas de segurança, óculos de proteção, luvas e perneira de proteção.