Secretária assina novo contrato do hospital de Morro Redondo

A secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, esteve no dia 28 de agosto no Hospital de Caridade de Canguçu assinando a renovação do novo contrato com o Hospital Dr Ernesto Maurício Ardnt, de Morro Redondo. Participaram do ato o prefeito Rui Brizolara, vice-prefeito Diocélio Jaeckel, presidente do hospital Bruno Thies, vice-presidente Milton Hafele, vereadores Angélica Milech, Claudio Klumb, Claudio Silva e Silvia Wahast, coordenador de Saúde Milton Martins, além demais autoridades município de Canguçu e do Hospital de Caridade.

Em Morro Redondo, município localizado a 35 quilômetros de Pelotas, o Hospital Dr. Ernesto Maurício Ardnt terá repasses anuais de aproximadamente R$ 446 mil. Com 30 leitos, sendo 27 deles SUS, serão prestados no local 2,8 mil atendimentos de urgência, atendimentos clínicos em clínica geral, obstetrícia e pediátrico, atendimentos cirúrgicos em cirurgia geral obstetrícia, entre outros.

Secretária explicou que R$11.400 será repassado este valor fixo por mês, além do que outros R$5.400 valor variável que depende do mês assim como outros R$20 mil que dependem do Hospital atingir as 10 metas solicitadas. Conforme a secretária o município atenderá os doentes crônicos e dará suporte a hospitais grandes aqui da região, como em situações de pacientes que necessitarem ficar internados, mas que não corre grande risco poderá ser deslocado para o município. Sandra falou que para conseguir atingir as metas deverá se levar em questão gestão hospitalar, tempo de permanência dos pacientes internados, taxa de ocupação, infecção hospitalar, capacitação dos profissionais entre outros.

Para o prefeito de Morro Redondo Rui Brizolara este aumento de repasse do estado irá contribuir e muito para que a saúde do município avance, porque hoje nós praticamente com a injeção de aproximadamente R$100 mil por mês é que estávamos conseguindo manter o hospital aberto para atendimento à comunidade todos os dias. Sandra comentou também que dentro de 40 dias deverá ser assinado com o hospital o Porta de Entrada que poderá injetar mais R$35 mil por mês para o atendimento de urgência como para casos de acidente em rodovia próximos a Morro Redondo, infarto de miocárdio, derrame ou AVC, para isso será disponibilizado de recurso para manter uma equipe atendendo 24hs, que contará com plantonistas e profissionais da enfermagem capacitados para atender estes casos. Esse método de porta de entrada proporcionará ao paciente ter um atendimento qualificado no município em situação grave, somente após estar estabilizada a sua situação será encaminhado para os grandes hospitais da região.