Oficina Sobre Direitos dos Idosos foi abordada

O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas e o Centro de Referência em Assistência Social de Morro Redondo, promoveram, na tarde de quinta-feira,2 de outubro no salão da Comunidade São Marcos, oficina sobre direitos dos idosos, acesso à justiça, conciliação, mediação e justiça restaurativa na zona rural do município de Morro Redondo.

O evento reuniu usuários do CRAS e a comunidade em geral, ocasião em que foram abordados temas relacionados ao Estatuto do Idoso, à convivência familiar e comunitária, à conciliação, à mediação, à justiça restaurativa e ao acesso à justiça. A oficina foi conduzida pelo Juiz de Direito Marcelo Malizia Cabral, coordenador do CEJUSC da Comarca de Pelotas. Segundo o Magistrado, o pressuposto do acesso à justiça é a informação da comunidade sobre o teor e a extensão de seus direitos e sobre as ferramentas disponíveis à sua concretização.

Malizia também destacou a importância dos meios adequados de resolução de conflitos, por constituírem instrumentos que propiciam a solução rápida, desburocratizada, eficaz e de baixo custo às controvérsias. "Precisamos difundir a cultura da paz, da solução de conflitos por meio do diálogo e oportunidade como essas de interação com a comunidade são fundamentais a esse propósito", concluiu o Magistrado.

O Prefeito Municipal de Morro Redondo, Rui Brizolara, agradeceu a disponibilidade do CEJUSC e ressaltou a importância de se levar ao conhecimento de população noções sobre cultura da paz e acesso à resolução de conflitos por meio do diálogo, destacando a existência de Posto do CEJUSC em Morro Redondo a oferecer esses serviços gratuitamente. Também participaram do ato o vice-prefeito Diocélio Jaeckel e o vereador Claudio Silva.

No dia houve integração de idosos de Morro Redondo com os de Arroio do Padre, apresentações dos grupos Sempre Alegre, Conviver, Dança Sênior, brincadeiras, dança, ginástica além de um delicioso almoço e café.

Fonte: CRAS